domingo, 29 de março de 2009

Experiências Ricas de Usuário

TEXTO:

Os avanços da tecnologia que permitiram o desenvolvimento da Web 2.0, propiciaram experiências ricas do usuário, principalmente ao se comparar a aplicação web com as aplicações desktop.
Os aplicativos web, além de possuirem uma interface simples e de alta usabilidade como as oferecidas nas aplicações desktop, apresentam diversas outras vantagens para o usuário.

A portabilidade foi um dos aspectos importantes introduzidos na construção de aplicações Web. Estas são possíveis de serem executadas em qualquer máquina, bastando a instalação de um browser, além da acessibilidade dos dados do usuário, que podem ser visualizados de qualquer parte do mundo, pois tudo está interligado.

Outro ponto importante é que aplicações Web permitem uma maior interação, não apenas usuário-software, mas também usuário-usuário, gerando maior usabilidade do sistema e consequentemente maior satisfação do usuário. É importante ressaltar que a web também consegue adaptar seu serviços de acordo com o perfil do usuário de forma bem flexível. Com experiências ricas de usuário podemos construir softwares que atendam com plenitude o que os usuários precisam, oferecendo uma experiência positiva em todos os aspectos (facilidade, design, requisitos etc.).

A Web 2.0 foi capaz de retirar aquela imagem que uma aplicação atende a um usuário, criando um ambiente mais prático, de fácil manipulação, aumentando a interação com o usuário e beneficiando a todos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O site ta lotado de coisa web2.0! Tem exemplos de widgets, que exemplificam a internet como plataforma de remixagem!

    E é claro que tudo isso enriquece a experiência do usuário na rede!

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou bastante interessante e citou um ponto muito importante em relação à web 2.0 que é o aspecto da interação.

    As aplicações permitem cada vez mais a participação ativa do usuário e com isso, permitem que as ferramentas sejam mais personalizáveis e que apresentem o perfil de cada um.

    Victor Josué Salles
    Grupo B de Aplicações de Software Social

    ResponderExcluir
  4. A flexibilidade das aplicações Web 2.0 é fato. Drag and drops e atuações como se tivéssemos utilizando aplicativos desktop nos propiciam experiências ricas. Tudo isso impulsionado por css, ajax, etc.

    ResponderExcluir